CORDOBA - Os passeios - Argentina - parte 2/2
Parque Sarmiento - Monumento a San Martin
Arredores
Quem visitva a Córdoba costumava aproveitar a oportunidade para visitar o município de Alta Gracia, e conhecer o Museu Casa de Che Guevara, que aqui era considerado "heroi"! Não há o que não haja !
Roteiro de visitas
Primeiro dia
Comece o seu roteiro pela Plaza San Martín, um dos principais pontos turísticos da cidade, e ao lado encontrará a bonita Catedral, datada do século XVII. Depois vá ao Parque Sarmiento, que ficava a apenas 2 km da Plaza San Martín. Nos seus 17 hectares existia o que ver, como museus, monumentos, lagos e um Zoológico. Além de passear por esse bonito parque, nossa recomendação era que conheça o Museu Superior de Bellas Artes Evita, que ficava dentro do belo Palácio Ferreyra, onde estavam obras de artistas renomados, como Pablo Picasso e Francisco Goya. De noite aproveite para jantar no El Papagayo, um dos melhores restaurantes da cidade. O local tinha uma culinária excelente em um ambiente diferente.
Segundo dia
Depois do desayuno, comece pela Manzana Jesuítica, que era uma espécie de quarteirão com prédios do século XVII, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Depois siga até a Cripta Jesuítica, construída no século XVIII e que hoje servia de Centro Cultural e Galeria. Esse é um dos lugares da cidade mais visitados pelos turistas. Depois siga até o Mercado Norte, onde se comia bem e se tomava ótimos vinhos. Aproveite para dar uma passeada pelo local, que era cheio de barraquinhas com diversos produtos e alimentos regionais.
Continue o passeio mas de volta ao Parque Sarmiento para visitar o Museu Emilio Caraffa, que guardava um acervo com mais de 1.200 obras de importantes artistas de diversas partes do mundo. Quando começar a anoitecer, vá até o Paseo del Buen Pastor, onde sempre acontecia apresentações musicais, exibições artísticas, entre outras atrações. Se quiser pode aproveitar para jantar num dos bons restaurantes que existiam no lugar.
Terceiro dia
Para começar, uma visita rápida ao Museu de Ciências Naturais, que também ficavaa no Parque Sarmiento, onde encontraria exposições sobre a fauna e flora da região e como o Universo surgira, por exemplo. A 2,5 km dali estava o restaurante San Honorato, que tinha um ambiente diferente e uma comida ótima. Procure almoçar cedo para depois conseguir fazer um passeio de meio dia até a Villa Carlos Paz, que ficava a 50 minutos de carro do centro da cidade.
O lugar era muito visitado pelos turistas que estavam em Córdoba, por conta das suas belezas naturais. O enorme Lago San Roque era lindo e ideal para quem gostasse de praticar atividades aquáticas. Lá, por conta do pouco tempo, poderia escolher visitar o centro da cidade, onde estavam alguns pontos turísticos históricos e teatros, restaurantes, Cafés, pubs e baladas. Era também um lugar de férias para as famílias argentinas, porque existem muitas casas de vacaciones para alugar, hotéis e pousadas.
Quarto dia
Se ainda não se cansara de ir ao Parque Sarmiento, retorne para visitar o Zoológico, que estava ali desde 1915. Nesse bonito e popular ponto turístico, encontraria várias áreas diferentes, como o aquário, o passeio da flora nativa, o complexo felino, o ambiente marinho e a região da Patagônia, por exemplo. A Roda-gigante que se via no horizonte de Córdoba também estava instalada dentro do Zoológico.
Na hora do almoço vá ao restaurante Sibaris, que ficava no Hotel Windsor. O local era especializado em frutos do mar, sua comida era deliciosa e o custo-benefício também era muito bom. Depois siga para a Feira Artesanal Paseo de Las Artes, que acontecia todos os domingos na beira do Rio Cañada, no bairro Güemes (caso algum dos dias anteriores seja domingo, troque a ordem do roteiro). Esse é um dos lugares mais interessantes para fazer compras. Aqui encontraria artesanatos, comidas, plantas, pinturas e muito mais. Como em seus arredores existiam muitas lojas, Galerias, bares e restaurantes, era possível passar o restante da tarde e da noite circulando nessa área.
Parque Sarmiento - A Catedral Metropolitana de N.Sra. da Assunção

